Higienização de Reservatórios

Todos os reservatórios de água tendem a adquirir na sua superfície interior um biofilme, que carece de ser removido periodicamente.

Esse biofilme é o resultado de diversos mecanismos físico-químicos e biológicos que atuam em simultâneo podendo dar origem ao aparecimento de uma coloração nas superfícies do reservatório, sendo local de albergue de microrganismos que podem passar para a água armazenada.

Pelo facto da presença de um biofilme ser um fator de risco, a higienização de um reservatório é uma medida de prevenção que deve ser adotada pelos distribuidores de água, tal como é recomendado pela ERSAR (Recomendação ERSAR nº 01/2018).

A Manusystems executa a limpeza de reservatórios utilizando o produto bi-componente Carela® Bio greenPOWER, testado e autorizado na Europa por diversas entidades competentes para o efeito. Em Portugal este produto foi avaliado pelo Laboratório Central da EPAL, constando na sua lista de produtos aprovados para limpeza de reservatórios.

Na etapa de desinfeção, a Manusystems utiliza o produto OX-Água 2ª Geração, que está registado no sistema europeu R4BP3 como biocida tipo 2, 4 e 5. Em Portugal este produto foi também avaliado pelo Laboratório Central da EPAL, constando na sua lista de produtos aprovados para desinfeção de reservatórios.

Modo de Execução

A Manusystems elaborou uma especificação técnica de limpeza e desinfeção de reservatórios de água em exploração (ET-HRM). A mesma será disponibilizada a todos os interessados.

Apresenta-se de seguida e de uma forma resumida o modo de execução da limpeza e desinfeção de um reservatório que se encontra em exploração, com vista à manutenção do seu bom estado higiénico.

  1. Lavagem com água a baixa pressão (pressão inferior a 5 bar) todas as superfícies internas do reservatório;
  2. Pulverização do produto desincrustante Carela® Bio greenPOWER;
  3. Controlo do tempo de contacto do produto desincrustante;
  4. Lavagem intermédia com água a baixa pressão com controlo da eliminação do produto utilizado;
  5. Pulverização do produto desinfetante OX-Água 2ªGeração;
  6. Controlo do tempo de contacto do produto desinfetante.
  7. Lavagem final com água a baixa pressão com controlo da eliminação do produto utilizado.
  8. Controlo da eficácia da desinfeção por testes de ATP nas superfícies do reservatório.
  9. Caso os resultados sejam satisfatórios o trabalho é dado por terminado. Caso contrário, devem ser repetidas as etapas 5 a 8 até verificação da conformidade.

Descarregue a ficha informativa sobre o serviço de Higienização de Reservatórios!

Manusystems – Manutenção de Sistemas, Lda.
Telefone: + 351 262 836 480
Fax: + 351 262 836 481
NIPC: PT 507 791 061

Estamos aqui:
Zona Industrial de Caldas da Rainha
Rua Pedro Nunes, n.º 38, Armazéns R e S
2500-303 Caldas da Rainha
Portugal

Centro Operacional da Região Norte
Vila do Conde
Telefone: +351 932 625 000
Sede Social:
Rua 26 de agosto, n.º 7A
2500-882 Caldas da Rainha
Portugal