Esse biofilme é o resultado de diversos mecanismos físico-químicos e biológicos que atuam em simultâneo podendo dar origem ao aparecimento de uma coloração nas superfícies do reservatório, sendo local de albergue de microrganismos que podem passar para a água armazenada.
Pelo facto da presença de um biofilme ser um fator de risco, a higienização de um reservatório é uma medida de prevenção que deve ser adotada pelos distribuidores de água, tal como é recomendado pela ERSAR (Recomendação ERSAR nº 01/2018).
A Manusystems executa a limpeza de reservatórios utilizando o produto bi-componente Carela® Bio greenPOWER, testado e autorizado na Europa por diversas entidades competentes para o efeito. Em Portugal este produto foi avaliado pelo Laboratório Central da EPAL, constando na sua lista de produtos aprovados para limpeza de reservatórios.
Na etapa de desinfeção, a Manusystems utiliza o produto OX-Água 2ª Geração, que está registado no sistema europeu R4BP3 como biocida tipo 2, 4 e 5. Em Portugal este produto foi também avaliado pelo Laboratório Central da EPAL, constando na sua lista de produtos aprovados para desinfeção de reservatórios.
Modo de Execução
A Manusystems elaborou uma especificação técnica de limpeza e desinfeção de reservatórios de água em exploração (ET-HRM). A mesma será disponibilizada a todos os interessados.
Apresenta-se de seguida e de uma forma resumida o modo de execução da limpeza e desinfeção de um reservatório que se encontra em exploração, com vista à manutenção do seu bom estado higiénico.
- Lavagem com água a baixa pressão (pressão inferior a 5 bar) todas as superfícies internas do reservatório;
- Pulverização do produto desincrustante Carela® Bio greenPOWER;
- Controlo do tempo de contacto do produto desincrustante;
- Lavagem intermédia com água a baixa pressão com controlo da eliminação do produto utilizado;
- Pulverização do produto desinfetante OX-Água 2ªGeração;
- Controlo do tempo de contacto do produto desinfetante.
- Lavagem final com água a baixa pressão com controlo da eliminação do produto utilizado.
- Controlo da eficácia da desinfeção por testes de ATP nas superfícies do reservatório.
- Caso os resultados sejam satisfatórios o trabalho é dado por terminado. Caso contrário, devem ser repetidas as etapas 5 a 8 até verificação da conformidade.
Descarregue a ficha informativa sobre o serviço de Higienização de Reservatórios!