Antes da colocação em serviço de um reservatório novo ou que foi alvo de uma intervenção/reparação é essencial que se proceda à sua desinfeção, tal como é recomendado pela ERSAR (Recomendação ERSAR nº 01/2018). Esta obrigação está ainda expressa no Artigo 112º do Decreto Regulamentar Nº 23/95 de 23 de Agosto, para o caso de redes prediais.A Manusystems executa a desinfeção de reservatórios utilizando o produto OX-Água 2ªGeração, que está registado no sistema europeu R4BP3 como biocida tipo 2, 4 e 5. Em Portugal este produto foi avaliado pelo Laboratório Central da EPAL, constando na sua lista de produtos aprovados para a desinfeção de reservatórios.
Modo de Execução
A Manusystems elaborou uma especificação técnica de desinfeção de reservatórios de água novos ou reabilitados (ET-DRN). A mesma será disponibilizada a todos os interessados.
Apresenta-se de seguida e de uma forma resumida o modo de execução da desinfeção de um reservatório novo ou reabilitado, com vista à manutenção do seu bom estado higiénico.
- Lavagem com água a baixa pressão (pressão inferior a 5 bar) todas as superfícies internas do reservatório;
- Pulverização do produto desinfetante OX-Água 2ªGeração;
- Controlo do tempo de contacto do produto desinfetante.
- Lavagem final com água a baixa pressão com controlo da eliminação do produto utilizado.
- Controlo da eficácia da desinfeção por testes de ATP nas superfícies do reservatório.
- Caso os resultados sejam satisfatórios o trabalho é dado por terminado. Caso contrário, devem ser repetidas as etapas 2 a 5 até verificação da conformidade.
Além da desinfeção de reservatórios, a Manusystems disponibiliza outros serviços complementares.