O Dia Mundial das Zonas Húmidas celebra-se, anualmente a 2 de fevereiro, por ocasião da assinatura da «Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat de Aves Aquáticas», a 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar.
Este dia tem como objetivo sensibilizar para a proteção das zonas húmidas e sublinhar a importância que estas têm para a existência de vida no nosso planeta.
O tema de 2024 é Zonas Húmidas e o bem-estar humano.
O seu objetivo é destacar como todos os aspetos do bem-estar humano estão ligados à saúde das zonas húmidas do mundo – física, mental e ambiental. Este dia o objetivo de sensibilizar para a proteção das zonas húmidas e sublinhar a importância que estas têm para a existência de vida no nosso Planeta.
As zonas húmidas são ecossistemas onde a água é o principal fator que controla o ambiente e a vida vegetal e animal associadas. Uma definição ampla de zonas húmidas inclui ecossistemas de água doce, mas também, marinhos e costeiros, lagos e rios, aquíferos subterrâneos, pântanos, pastagens húmidas, oásis, estuários, deltas e planícies de maré, recifes de coral, e todos os locais construídos pelo homem, tais como viveiros de peixes, arrozais, reservatórios e salinas.
Preservar e administrar de forma sustentável as zonas húmidas é crucial para garantir esses benefícios contínuos para o bem-estar humano.
Pode participar em várias atividades realicionadas com o tema na página do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente – GEOTA